Todos sabemos que 2017 foi um ano repleto de desafios para muitas empresas brasileiras, devido a instabilidade política e econômica do país. No entanto, 2018 vem acompanhado de muitas novidades. Confira a seguir as principais tendências do mercado e descubra se a sua empresa já está adequada a elas.

 

1 - Relacionamento

Mais do que nunca, os consumidores estão em busca de empresas que entendam suas necessidades e ofereçam algo além de seus produtos. Eles buscam relacionamento!

Não basta simplesmente fechar uma venda, é preciso proporcionar um bom atendimento e mostrar como os produtos podem ser utilizados no contexto de vida do cliente. Assim, as marcas precisam estar atentas à produção de conteúdos de qualidade, capazes de educar seus clientes e gerar um relacionamento de confiança.

 

2 - Sustentabilidade

Você já deve ter percebido que o conceito de sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente. Atualmente, é fundamental que as empresas tenham equilíbrio e harmonia em todas as suas ações.

As empresas eco-friendly são muito bem vistas pelos consumidores, por isso é muito importante incluir a sustentabilidade nos valores da sua organização.

 

3 - Compras online

Ao que tudo indica, o hábito de realizar compras pela internet vai se fortalecer ainda mais esse ano. O comércio eletrônico já não é mais nenhuma novidade no Brasil, mas as compras online crescem numa velocidade incrível.

Apostar no e-commerce é uma decisão muito assertiva, afinal é mais uma forma de expandir o seu negócio.

 

4 - Trabalho a distância
O trabalho remoto e o home office são tendências que vão estar cada vez mais presentes no cotidiano das empresas. Com a expansão da internet, será cada vez mais comum observar pessoas trabalhando em casa, em algum café ou até mesmo em espaços de coworking. A sua empresa já está preparada para lidar com esse novo formato de trabalho?

 

5 - Inteligência artificial e realidade virtual

Para satisfazer seu público, as empresas passarão a utilizar automações de inteligência artificial e simulações virtuais de realidade. A partir desses recursos tecnológicos, os empresários poderão acompanhar tudo o que acontece em sua empresa (de forma remota e automatizada) e utilizar da interatividade para atrair mais clientes.

Como você pode perceber, vem muita coisa por aí! Nós citamos apenas algumas tendências, lembre-se de acompanhar as tendências específicas do seu setor para adequar a sua empresa às novidades e manter-se competitiva perante os concorrentes.