"A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar" (John L Beckley).

No mundo dos negócios, planejar é essencial para ter sucesso e fazer a empresa crescer. O planejamento oferece uma base sólida para qualquer empreendimento, norteando as ações dos gestores e contribuindo para a tomada de decisões estratégicas.

Nesse aspecto, se você está pensando em abrir uma empresa, saiba que o plano de negócio deve ser o seu ponto de partida. A seguir vamos esclarecer melhor por que ele é tão importante.

 

O que é Plano de Negócio?

O plano de negócio consiste em um documento que descreve os objetivos de uma empresa e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores.

Além disso, o plano de negócio serve para explicar o funcionamento do negócio, identificar os recursos necessários para o seu andamento e também, prever o seu crescimento.

 

Por que o Plano de Negócio é tão importante?

O plano de negócio representa um documento de estudo, através do qual o empreendedor consegue analisar a viabilidade de um produto ou serviço. Conheça alguns motivos que fazem do plano de negócio uma ferramenta essencial para qualquer empresa:

  • É um processo de validação da ideia e decisão;

  • É um instrumento de diminuição de riscos;

  • É um documento essencial para negociação e obtenção de recursos;

  • É um mecanismo utilizado para refletir sobre o negócio;

  • É um meio de comunicação entre o empreendedor e sua equipe;

  • É uma ferramenta que serve de apoio à gestão.

 

Como criar um Plano de Negócio?

Apesar do plano de negócio parecer burocrático e cheio de detalhes, quando finalizado esse documento é capaz de materializar suas ideias e mostrar um panorama geral do negócio. Por isso ele é tão importante!

Para elaborar o plano de negócio é preciso levantar diversas informações, como:

  • Informações sobre o produto/serviço (público-alvo, fornecedores, concorrentes, forças, fraquezas e ameaças);

  • Plano de marketing (estratégia do produto, venda, promoção, distribuição, precificação e comunicação);

  • Processo operacional (produção, atendimento e estoque);

  • Análise financeira (investimento, custos e faturamento).

A preparação de um plano de negócio exige muita dedicação, comprometimento, pesquisa, trabalho e criatividade. Mas não desanime, pois começar já é a metade de toda a ação.

 

Boa sorte e sucesso nos negócios!