Foi-se o tempo em que as pessoas eram vistas como meras engrenagens que poderiam ser facilmente substituídas dentro de uma empresa. Cada vez mais, as organizações consideram seus colaboradores como peças fundamentais para alcançar o sucesso.

Os profissionais são a base de qualquer negócio, por isso, aprimorar a capacidade de gestão a fim de manter, desenvolver e atrair talentos é essencial.

Você já parou para pensar se está cuidando da gestão das pessoas de forma correta no seu negócio? Afinal, se o colaborador é o maior patrimônio da empresa, é preciso garantir que ele contribua com o seu crescimento.

A gestão de pessoas refere-se ao conjunto de estratégias empregadas pelas empresas para desenvolver o seu capital humano. As boas práticas de RH vão desde a atração dos melhores profissionais e incluem seu desenvolvimento, retenção e motivação no desempenho de suas funções.

Cabe ao gestor selecionar, direcionar, motivar e avaliar o capital humano da empresa. E, para que isso seja feito de maneira eficiente é preciso mesclar estratégias de incentivo e técnicas de relacionamento interpessoal, a fim de motivar e direcionar os seus colaboradores para que eles contribuam da melhor forma possível para a empresa alcançar os resultados do negócio.

Contudo, fazer a gestão das pessoas não significa somente procurar deixar seus colaboradores satisfeitos e motivados. É necessário criar uma estratégia completa, que envolve toda a organização em busca do desenvolvimento, capacitação e humanização de todos que fazem parte dela. Para isso, deve-se considerar os 5 pilares da gestão de pessoas, que são:
1° Pilar - Motivação
2° Pilar - Processo de Comunicação
3° Pilar - Trabalho em Equipe
4° Pilar - Conhecimento e Competência
5° Pilar - Treinamento e Desenvolvimento

Todos esses pilares são imprescindíveis para aplicar uma gestão de pessoas eficiente, em que os colaboradores tenham oportunidades de progressão e garantam os melhores resultados para a organização, gerando um crescimento contínuo - onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.

A VGV Consultoria é uma empresa especializada em implementar, aprimorar e reestruturar para desenvolver o processo de gestão de pessoas das organizações.

Conheça melhor o nosso programa de estruturação do processo de Gestão de Pessoas e os nossos treinamentos in company relativos aos subsistemas de Gestão de Pessoas. Entre em contato com a VGV Consultoria e solicite uma proposta!