A rapidez com que as mudanças vem acontecendo, favorecidas pela tecnologia, faz com as organizações procurem por novas formas de gerar aprendizagem para seus colaboradores. Na era digital onde o pensar se tornou ainda mais dinâmico e está praticamente "na ponta dos dedos" o aprendizado tradicional, passivo, perde espaço e qualidade.

O método ativo de aprendizagem é oposto a passividade, nele o aluno passa a ser o centro e o professor precisa ouvir mais do que falar. O aluno participa ativamente do processo, passa pensar e refletir sobre possibilidades até então não exploradas, aprimora pensamentos e transforma em novas conexões de informações.

A estratégia aqui é provocar a aprendizagem por meio de jogo, atividades vivenciais em grupos, envolvimento com a tecnologia e muito mais...

Ciente deste novo momento, a VGV consultoria, traz para o mercado as oficinas suportadas na metodologia Lego Serious Play. Orientados por um facilitador e através de montagens com peças de Lego® a diversão, criatividade e engajamento provocam nos participantes do jogo a fluidez do pensamento crítico que geram metáforas e aprendizagem efetivas e duradouras. Os resultados são surpreendentes na medida que os participantes do jogo vão transferindo os insights para os diferentes contextos da organização.

Através da inovação e ludicidade essa metodologia, desenvolvida pela Lego®, pode ser aplicada em diferentes contextos da organização alinhada aos direcionadores estratégicos e orientada para abordagem desejada. Como por exemplo:

  • Desenvolvimento de Lideranças;
  • Desenvolvimento de Equipes (integração, empowerment, delegação, etc..);
  • Seleção de pessoal;
  • Elaboração e/ou engajamento do planejamento Estratégico (análise de cenários e direcionadores).
  • Instigar pessoas a buscar soluções inovadoras para a resolução de um determinado desafio.

 

Os métodos ativos de aprendizagem prometem revolucionar o ensino. O grande diferencial dos jogos é que libera a criatividade, estimula o pensamento estratégico e os insights que são competências essenciais nas empresas de sucesso.

 

Se você ficou interessado pelo assunto, nos contate!!